Os tipos de piso emborrachado podem vir em uma variedade de cores, padrões e texturas, além de ser um dos materiais de piso mais duráveis que existe. Então, escolher pode ser uma tarefa difícil.

Leia mais sobre os tipos de piso emborrachado e seus benefícios logo abaixo!

Os diferentes tipos de piso emborrachado 

Existem três tipos de piso emborrachado amplamente disponíveis: sintético, látex e reciclado.

Os tipos de piso emborrachado sintéticos são feitos de borracha de estireno butadieno (SBR), que é um subproduto do petróleo. A borracha sintética é extremamente durável e dura mais do que outros tipos de piso emborrachado.

Ladrilhos SBR adequadamente colocados podem durar de 20 a 30 anos ou mais, o que explica sua popularidade em cozinhas, banheiros, cafés, hospitais e academias. Por falar em academias, você sabe onde comprar tatame?

A borracha sintética pode custar mais do que o látex ou a borracha reciclada, mas o preço é compensado por sua longa vida.

A seguir vem o látex, ou borracha natural. Esta também é uma escolha popular para muitos clientes, pois é mais barata do que o piso SBR. No entanto, uma desvantagem é que algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao contato.

A borracha natural é uma matéria-prima renovável, portanto, melhor para o meio ambiente do que a borracha sintética. É resistente, mas pode ser mais suscetível a arranhões e rasgos do que sua contraparte sintética.

Finalmente, há os tipos de piso emborrachado reciclados: uma opção para quem tem o meio ambiente em mente. A borracha reciclada é excepcionalmente durável e tem baixo impacto. É também uma alternativa mais barata ao SBR, pois o custo de fabricação é muito menor.

Um grande benefício dos tipos de piso emborrachado reciclados (junto com suas qualidades ecológicas) é sua durabilidade em comparação ao látex. A borracha reciclada provou ser mais forte e mais resistente a arranhões do que o piso natural. Mais um incentivo para salvar o planeta!

Quais são as formas de revestimento de borracha?

Os tipos de piso emborrachado podem vir em folhas, ladrilhos ou tapetes. O revestimento de borracha vem em rolo e é colocado de maneira semelhante ao tapete de parede a parede. Estes tipos de piso emborrachado são ideais para ambientes que apresentam grande utilização de água.

Os ladrilhos permitem cores ou padrões mais complexos. Se o piso de borracha ficar particularmente arranhado em uma área, você pode retirar 1 ou 2 ladrilhos e substituí-los facilmente. Esta é uma vantagem em relação à parede a parede, uma vez que toda a folha de chão terá de ser substituída quando ficar muito gasta.

Os tapetes equivalem a um “tapete de borracha”. Você pode colocá-los em cima de um piso rígido existente, como madeira ou pedra. Isso, então, protegerá o piso por baixo ao mesmo tempo em que fornece um caminho antiderrapante de um ponto a outro.

Folhas, ladrilhos e tapetes podem vir em uma variedade de texturas e padrões, dependendo de suas necessidades.

Os benefícios dos tipos de piso emborrachado

Manutenção simples

Em qualquer um deles, os tipos de piso de borracha não precisam de limpeza especializada. Basta varrer ou passar o aspirador algumas vezes por semana e um esfregão úmido removerá as marcas persistentes ou pegajosas.

A borracha também é resistente ao calor e à umidade. Não se dobrará ou encolherá com o tempo e pode durar entre 20-30 anos.

Durabilidade e resiliência

A elasticidade da borracha dará ao seu pavimento algumas propriedades antifadiga essenciais que o ajudarão a durar décadas. A borracha também é antirasgo e não apodrece nem rasga. É resistente a óleo, cigarros e à maioria dos produtos químicos, o que a torna uma opção segura para uso doméstico.

O uso em bares, restaurantes e consultórios médicos, como hospitais, deve-se principalmente à sua natureza antiderrapante. Escorregões, tropeções e quedas são as causas mais comuns de lesões no local de trabalho, e o piso de borracha pode oferecer segurança.

Isolamento e aquecimento por piso radiante 

Folhas, ladrilhos ou tapetes de borracha são compatíveis com pisos adversos. A borracha pode reter o calor muito bem e é perfeita para salas onde você pode andar descalço.

O piso de borracha também absorve o ruído. Ao contrário da madeira ou da pedra, é muito silencioso para andar e muito mais macio. Por ser um ótimo isolante, a borracha ajudará a reter o calor ou o ar frio em sua casa ou local de trabalho. Isso pode reduzir suas contas de energia em uma quantia significativa ao longo do tempo.

Saber quais são os tipos de piso emborrachado pode lhe ajudar na hora da escolha, e agora que já sabe, decida qual será o utilizado na sua casa, ambiente de trabalho ou qualquer outro local que desejar. Até a próxima!

Atendimento 24 horas

Algumas coisas não podem esperar, como por exemplo o atendimento psicológico, portanto, reunimos os melhores profissionais de Psicologia para atender você em diversas plataformas.

Entre em Contato Agora

Posts Relacionados